sábado, 26 de janeiro de 2008

Preparando o concerto (I): Leo i Arremecaghona!!!


LEO I ARREMECAGHONA. (com pedido de desculpas ao Mario Regueira)

A trajectória musical de O Leo i Arremecághona!!! inicia-se no ano de 1997, embora apenas tenha começado a ser conhecido ao ser chamado para abrir os concertos da digressão galega de Albert Plá, em 1998. Do mesmo ano é o seu primeiro disco, Suspiros de Kaña, com um milhar de cópias distribuidas pelo próprio autor.



Descrito como punk de autor, os referentes musicais que escolhe são Albert Pla, Billy Bragg ou Pau Riba. A vinculação do autor às artes cénicas é notável, pois parte importante do projecto musical que representa o Leo i Arremecághona!!! está centrado nas suas actuações ao vivo, espectáculos que roçam o formato da performance em que o autor se caracteriza para interpretar determinadas personagens. É habitual que o espectáculo punk também esteja precedido de versões acústicas de autores da canção de intervenção galega e dos Cantores de Abril.

Leo i Arremecághona!!! tem dado recitais por toda a Galiza, com os seus espectáculos e apresentações do seu primeiro livro de poesia Hai cu (2007), baseado no blog com o mesmo nome.


My space do Leo


Reportagem em "El Pais" (em espanhol)
Entrevista em "A nosa terra" (em galego)

1 comentário:

Mario disse...

Ai, ese Leo, aínda há de ser a figura músico-literaria máis coherente e rabuda deste país noso.