segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Preparando o concerto (IV): Miro Casabella


Nasce em Ferreira do Valadouro, na Galiza, em 1946. Em 1967 canta as suas músicas em público pela vez primeira, junto com os cantores da Nova Canço Catalana. A finais dos anos 60 edita os seus dois primeiros discos: Miro canta as suas cancións e Miro canta cantigas de escarnio e maldizer. Toca com Voces Ceibes e faz tournés com Paco Ibañez pela Franza e com Luis Cilia pela Espanha.

Em 1970 participa nos festivais da canção ibérica, junto com Paco Ibañez, Luis Cilia, Xabier Ribalta e Zeca Afonso e toca na Festa da Humanite ante 600.000 pessoas junto a Joan Baez, Paco Ibañez, Moustiaki...


Até 1976 tocou por toda a Galiza as suas músicas populares e de intervenção, com grandes problemas com as autoridades e as infrestruturas. Em 1974 colabora com José Mário Branco, que lhe faz os arranjos do disco Ti Galiza. Com o desaparecimento da censura em 76, começa um periodo de grande actividade em festivais por todo o estado.

Em começos da década de 80 trabalhou na criação de DOA, grupo de música medieval-popular de grande aceitação por parte da crítica. Orvallo,editado em 2004, é até agora o
seu último trabalho.

Miro é, hoje em dia, um cantor referência na música popular e de intervenção, habitual colaborador em eventos como a recente homenagem a Zeca Afonso na Galiza no passado 25 de Abril.


Sem comentários: